Mediterranean Winner /Porto Winner - 201…
Exposição Canina Internacional - Porto 2015 Um Fim de Semana -...
Ver Mais2 Champions of Portugal in on day
124 th Dog Show Lisbon International RIVERA and DHU New Champions of...
Ver Mais





O Montanha
Raça
Guarda de rebanhos na montanha, lutou com linces, ursos e lobos.
- Ar robusto, a par de uma certa elegância
- Grande cabeça e olhos meigos
- Bela pelagem de longos pelos brancos
- Tamanho:70 a 80cm de altura ao garrote o macho, 65 a 72cm a fêmea
- Peso: cerca de 60 a 70kg o macho, 45 a 55kg a femea
- Duração média de vida: 10 a 12 anos
Passeia a sua bela pelagem pela cordilheira pirenaica desde a idade do Bronze! Depois das honras das cortes reais, goza de boa popularidade internacional.
Â
Desde a Idade do Bronze
Â
Através dos séculos
No século XVIII, os Pirenéus atraÃam muita gente que ali ia «a águas». Foi assim que Madame de Maintenon descobriu o patou. Alguns desses cães fizeram então uma notável entrada na corte francesa. Acompanhando La Fayette, o montanha atravessou o Atlântico, mas não conseguiu implantar-se na América. A partir de 1850, a desaparição dos grandes predadores (ursos e lobos) e a grande procura pelos amantes destes cães obrigaram criadores a vender grande parte dos seus exemplares. A tal ponto que, em 1900, a raça parecia de facto ameaçada. Felizmente, alguns incondicionais fundaram clubes que permitiram salvar o patou e garantir a sua reputação, tanto na Europa como nos Estados Unidos. Hoje o cão goza de um justo reconhecimento internacional que chegou até ao Japão, onde parece que faz furor.
Casos
Olivier de Serre, um famoso agrónomo francês, estudou durante algum tempo o comportamento do montanha-dos-pirenéus, vindo a desenvolver uma teoria sobre o talento deste cão. Em 1600, o cientista afirmou que é graças à cor branca das suas pelagens que os carneiros e os cães conseguem «conversar» juntos e viver em boa harmonia..
Â
